segunda-feira, 25 de janeiro de 2016







Yougurt  de Kefir: Como a bebida pode ser aliada da sua saúde
....................//////

(...........Como fazer o kefir

Separe um leite fresco (pode ser pasteurizado, desnatado, semi-desnatado ou integral). Coloque em um recipiente limpo, juntamente com os grãos do kefir.

A mistura deve ser deixada em temperatura ambiente por mais ou menos 24 horas. O leite que ficou fermentando deve ser coado, separando os grãos. Eles podem ser reaproveitados em outra receita.

Durante a criação da receita, os grão podem soltar uma espécie de gosma branca. Não se preocupe, pois ela pode ser consumida normalmente.

Kefir faz sucesso ao prevenir doenças e auxiliar na perda de peso.

Originado nas montanhas do Cáucaso, entre Europa oriental e da Ásia ocidental, o kefir é um probiótico criado através da fermentação do leite. Rico em leveduras, ele ajuda a prevenir doenças. Muito benéfica, a bebida se mostra eficaz no tratamento de problemas intestinais............)

Sabor ácido e refrescante

A palavra “kefir” vem do turco "keif" e significa ter bom sentimento ou sentir-se bem. O kefir é cremoso e uniforme. Tem um sabor ácido e refrescante. Por ser fermentado, pode ter 0,08 a 0,5% de álcool.

O sabor da bebida pode ser alterado, dependendo da forma de preparo. Se você quiser uma bebida menos ácida, recomenda-se a retirar os grãos do líquido em menos de 24 horas.

Os grãos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais ou serem encomendados em sites que disponibilizam o envio de forma grátis.

kefir
Bebida pode ser preparada em casa e consumida pura ou com complementos. Foto: iStock, Getty Images

Conheça os seus benefícios

Rico em proteínas e cálcio, o líquido é livre para todas as pessoas. Em casos de intolerantes à lactose, é indicado o uso de leites sem a substância. A mistura é rica em vitamina B12, B1 e vitamina K.

O uso da bebida pode melhorar a imunidade, por ser um líquido antibacteriano e antifúngico. A indicação de consumo diário é de no máximo 1 litro. Assim, ela também leva à sensação de saciedade, diminuindo a compulsão por comida.

Veja a seguir algumas doenças que podem ser controladas ou combatidas com o consumo da bebida:

- Problemas nervosos, como ansiedade e insônia

- Problemas respiratórios

- Alergias

- Escleroses

- Reumatismo e lesões por esforços repetitivos

- Tumores

- Problemas cardiovasculares

- Problemas de vesícula

- Disfunções hepáticas

- Problemas renais

- Problemas no estômago, como gastrite, úlceras

- Problemas intestinais, como diarreias, intestino preguiçoso ou preso e hemorroidas 

- Problemas de sangue, como anemia

- Problemas de pele, como dermatites, eczemas, psoríase e herpes


Como consumir o kefir

Por ser misturado ao leite, a bebida pode ser consumida puroa ou junto de outros alimentos. Em forma de batida com frutas, por exemplo, fica muito saborosa.

Se quiser, você pode bebê-lo puro, com cereais e frutas picadas. Outra dica é utilizar o líquido em saladas. Para não alterar as funções essenciais, é indicado não utilizar açúcar ou mel nas receitas.

Para não estragar, os grãos não podem ir para a geladeira. Já o líquido pode ser refrigerado por no máximo dois dias.

Curiosa para provar? Então, deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as dicas de nutrição do Vivo Mais Saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário