terça-feira, 8 de dezembro de 2015




Florianópolis inaugura ponto de ônibus ecologicamente correto

Com estrutura 100% reciclável, placas fotovoltaicas e telhado verde com irrigação feita pelo reuso de água da chuva, o ponto é o único do tipo no Brasil



..................///////

Florianópolis sai na frente. Nesta terça-feira (8) a Associação Comercial e Industrial da capital catarinense (ACIF) inaugura um ponto de ônibus ecologicamente correto. A cobertura conta com vegetação para diminuir o calor, irrigação autônoma feita pelo reuso de água da chuva, geração de energia por meio de placas fotovoltaicas, que permitem a iluminação do ambiente – feita por lâmpadas de LED – e o carregamento de celulares via USB.
O ponto fica em frente ao Palácio da Agronômica, a residência oficial do governador do estado de Santa Catarina, e atenderá dez linhas diferentes. A intenção é multiplicar paradas do mesmo modelo no futuro.
O projeto e a execução foram feitos pelo núcleo de paisagismo da entidade catarinense, que provam que esperar a chegada do ônibus pode ser umaexperiência mais agradável para o usuário do transporte público.
Segundo Maria Cecília Guinle, que integra o núcleo da ACIF, o espaço é resultado de vários estudos sobre abrigos de ônibus pelo mundo e é, com todos os itens que comporta, o único deste tipo no Brasil. “Reunimos modelos instalados em grandes cidades como Amsterdã, Paris, Boston, Califórnia, Miami e outras aqui do Brasil, e buscamos mesclar os elementos interessantes de cada uma para montar um lugar em que o usuário tenha conforto e comodidade enquanto espera pelo transporte”, explica Maria Cecília.
A estrutura feita em aço também o torna totalmente reciclável. O forro da cobertura e os bancos são feitos com chapas de madeira plástica, feitas de plástico reciclado e produzidas no Presídio Agrícola de Palhoça. Também foi destinado um espaço exclusivo para facilitar a acessibilidade dos cadeirantes. E ainda estão previstas a instalação de um bicicletário e de um painel para fornecer informações das linhas de ônibus que passam pela parada.
A iniciativa tem o apoio do Projeto Empreender Competitivo 2013-2015, uma parceria entre a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com o Sebrae, e administrado no estado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
fachada

Nenhum comentário:

Postar um comentário