quinta-feira, 12 de novembro de 2015





Vegetarianos vivem mais, diz pesquisa

O vegetariano tem propensão a não fumar, beber menos álcool, a se exercitar mais e a ser mais magro





Vegetarianos: Após acompanhar, ao longo de seis anos, mais de 70.000 pessoas, pesquisadores americanos observaram que o risco de morte nesse período foi 12% menor entre os vegetarianos em comparação com os consumidores de carne(Thinkstock/VEJA)
É possível que o vegetarianismo acrescente alguns anos na expectativa de vida de uma pessoa. Foi o que concluiu um grupo de pesquisadores americanos após avaliar mais de 70.000 voluntários e observar que, em um período de seis anos, o número de morte entre os vegetarianos foi 12% menor do que entre os indivíduos que comiam carne. Esse efeito positivo foi observado em todos os tipos de dieta vegetariana, como, por exemplo, a ovolactovegetariana (quando se consome ovos e leite) e o veganismo (exclui todos os produtos de origem animal).
CONHEÇA A PESQUISA
Onde foi divulgada: periódico Jama Internal Medicine
Quem fez: Michael Orlich, Pramil Singh, Joan Sabaté, Karen Jaceldo-Siegl, Jing Fan, Synnove Knutsen, Lawrence Beeson e Gary Fraser
Instituição: Universidade Loma Linda, EUA
Dados de amostragem: 73.308 pessoas
Resultado: Vegetarianos - sejam eles vegans, ovolactovegetarianos, semi-vegetarianos ou pescovegetarianos - têm, em média, um risco 12% menor de morrer em um período de seis anos do que quem come carne.
Esses dados fazem parte de um estudo feito na Universidade Loma Linda, localizada na cidade de Loma Linda, Califórnia, e publicado nesta segunda-feira no periódico Jama Internal Medicine. Os 73.308 indivíduos que participaram da pesquisa responderam a um questionário sobre alimentação. A partir de suas respostas, eles foram incluídos em um dos cinco grupos - o dos não vegetarianos; o dos semi-vegetarianos (comem frango e frutos do mar em quantidades reduzidas); os pescovegetarianos (que comem frutos do mar); os ovolactovegetarianos; e os vegans. Depois, os pesquisadores acompanharam os participantes ao longo de seis anos.
De acordo com os autores do estudo, o vegetariano tem propensão a ser mais velho, casado, a apresentar um nível maior de escolaridade, não fumar, beber menos álcool, a se exercitar mais e a ser mais magro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário