quinta-feira, 9 de julho de 2015





RECEITA MÁGGICA SEM GLÚTEN: TORTA DE FRUTAS

...................................
Muitos estudos mostram que consumir frutas pode diminuir os riscos de doenças do coração e também a pressão sanguínea, prevenindo a hipertensão. Outros mostram o seu papel na luta contra o câncer. Mas infelizmente no mundo todo, o consumo destes alimentos é abaixo do esperado. O ideal seria consumir de 3 a 5 porções de frutas por dia.     
Portanto, aproveite as sobremesas para aumentar o consumo delas. São refrescantes, ricas em nutrientes e antioxidantes e ainda ajudam a manter o corpo hidratado. Assim, se você se esquecer de tomar água, elas já ajudarão com uma boa parte. E sabe porque devemos consumir alimentos ricos em água?

Todos os alimentos que consumimos tem que ser digeridos para se transformarem nos nutrientes que vão ser aproveitados pelo nosso corpo. Os carboidratos (açúcares) da fruta são transformados em glicose (energia) quando digeridos. Quando isto acontece, o corpo produz água e dióxido de carbono. Assim, ele usa a água e elimina o dióxido através dos pulmões. Assim, você consegue mais energia para utilizar melhor no seu corpo e não gasta para digerir um alimento rico em gorduras, como por exemplo, um bife.

As frutas ácidas são excelentes desintoxicantes e ricas em vitamina C.
Exemplos: laranja, limão, tangerina, kiwi, morango

A manga é boa fonte de Vitamina A. Tem mais betacaroteno (que vai se transformar em vitamina A no corpo) que a maioria das frutas. Também é rica em fibras e você ainda vai encontrar cálcio, ferro e potássio.

Como hoje o nosso assunto é receita sem glúten, a massa desta torta é enriquecida com castanha do Pará, rica no antioxidante selênio e no lugar da farinha de trigo, usei a farinha de arroz. No recheio, usei a laranja para fazer um creme delicioso que vai combinar com as frutas da cobertura. Agora, é só ir para a cozinha e curtir!

Estou colocando a versão com adoçante dietético para que os diabéticos possam aproveitar mas também vocês que querem diminuir o açúcar e as calorias. Fica super light! Mas deixo a versão com açúcar no final. Bom proveito!

Torta de frutas. Receita: Cinthya Maggi. Créditos da imagem: Lang

TORTA COLORIDA DE FRUTAS
Rendimento: 12 porções com 90 calorias

Ingredientes
Massa
2 colheres (sopa) de margarina cremosa sem sal,
4 colheres (sopa) de castanha do Pará moída,
1/4 xícara (chá) de leite semidesnatado,
2 colheres (sopa) de adoçante em pó culinário
1 xícara (chá) cheia de farinha de arroz,
Recheio
1 1/2 xícaras (chá) de suco de laranja,
2 colheres (sopa) de amido de milho,
4 colheres (sopa) de adoçante em pó culinário
Cobertura
1 xícara (chá) de manga em fatias,
1 xícara (chá) de kiwi em fatias,
1 xícara (chá) de morango em fatias.

Preparo

Massa
Misture a margarina, a castanha do Pará, o leite e o adoçante em pó e vá adicionando a farinha de arroz até ficar uma massa firme que desgrude das mãos. Deixe descansar 20 minutos. Forre o fundo e os lados de uma forma de torta de fundo removível média. Fure e leve ao forno médio (180ºC), por cerca de 20 minutos ou até ficar crocante. Retire e espere esfriar.
Recheio
Misture os ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Coloque sobre a massa de torta assada. Enfeite com as frutas e deixe na geladeira até a hora de servir.

Com açúcar: substitua o adoçante da massa por 4 colheres (sopa) de açúcar e o do recheio por ½ xícara (chá). Neste caso, ficará com 140 calorias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário