quarta-feira, 15 de abril de 2015





Farroupilha: 140 Anos da imigração italiana será comemorado em Nova Milano

Nova Milano é o berço da colonização Italiana no Rio Grande do Sul, que completa 140 anos em 2015. Por isso foi o local escolhido pelo Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, para realização do Evento Oficial no Estado. Os últimos encaminhamentos para comemoração foram tratados durante reunião realizada na prefeitura de Farroupilha. Estiveram presentes Loy Demari, Secretária Executiva do Consulado da Itália no RS, Lonis Stalivieri, do Círculo Trentino de Porto Alegre, Ortenila Trentin, do Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Farroupilha, comunidade de Nova Milano, prefeito Claiton Gonçalves e integrantes do poder público.
Na oportunidade o chefe do Executivo entregou dois exemplares do livro “Da Itália ao Brasil: História do Contexto Econômico entre dois Territórios distantes, mas Gêmeos: Latina e Farroupilha”, desenvolvido por Alessandra De Rose (Direttore Del Centro di Servizio per la Sede Pontina Università La Sapienza Polo di Latina), Donatella Strangio (Professore Associatto di Storia Economica Facoltà di Economia Università La Sapienza Polo di Latina) e Jacqueline Maria Corá, professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Segundo a vice-presidente do Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Farroupilha, Ortenila Trentin, a programação inclui uma Missa Italiana, homenagem às primeiras famílias de imigrantes Stefano Crippa, Tomazo Radaelli e Luigi Sperafico, além de um almoço festivo no salão da comunidade. A presença do embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombeta também foi confirmada. O evento será em 20 de maio, Dia da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. A promoção é do Consulado da Itália em Porto Alegre, juntamente com a Prefeitura Municipal, Círculo Cultural Ítalo Brasileiro de Farroupilha e Circulo Cultural Italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário