sábado, 28 de março de 2015







Nasce o maior refúgio urbano do Brasil 


União entre Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande cria área de conservação para proteger os rios Iguaçu e Barigui, plantas e animais

A preservação ambiental não deve ter fronteiras, afinal nem os recursos naturais, nem as consequências da degradação respeitam limites ou divisas. As cidades de Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande decidiram levar em consideração essa característica natural e criaram, juntas, uma unidade de conservação: o maior refúgio de vida silvestre do Brasil e o único que é metropolitano. Trata-se do Refúgio do Bugio – que ganhou esse nome por causa das famílias desse tipo de primata que vivem nas matas do local. 
No refúgio do Bugio foram encontradas mais de 20 espécies de mamíferos e 112 espécies de aves, algumas migratórias, que usam o capão como parada estratégica enquanto estão se deslocando. A unidade ambiental é cortada pelo Rio Iguaçu e dentro dela está a foz do Rio Barigui. Os dois cursos d’água se encontram dentro do refúgio – o Barigui aparenta estar mais poluído. O refúgio também protege as margens do Rio Maurício, um dos poucos com qualidade hídrica na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário