terça-feira, 18 de novembro de 2014



Maior usina solar da África do Sul é capaz de abastecer 80 mil famílias
18 de Novembro de 2014 • Atualizado às 09h59


A maior usina solar da África do Sul já está em funcionamento. Construída nas proximidades de Kimberly, a estrutura começou a ser planejada em 2011 e agora está pronta para gerar energia limpa para abastecer 80 mil casas sul-africanas.
A construção, que começou em outubro de 2013, levou um ano para ser finalizada. De acordo com as informações oficiais da usina, a estrutura é capaz de produzir 180 mil megawatts/hora ao ano. Este montante é uma ajuda importante para que a África do Sul avance em suas metas de energia renovável.

Usina Jasper - Foto: Divulgação
O projeto, apelidado de Jasper, contou com investimentos locais e internacionais, que incluem a participação do Google. A vida operacional da fazenda solar é de 20 anos e durante este período, toda a energia produzida será ligada às redes de distribuição para ser entregue à população.
A usina Japer é a maior já instalada no país africano, mas não é a única. Em maio de 2014, a África do Sul já havia inaugurado outras duas fazendas solares. O projeto chamado de Lesedi, também foi instalado na região de Kimberley e produz 150 mil megawatts/hora ao ano, o suficiente para abastecer 65 mil residências.

Usina Lesedi - Foto: Divulgação
O terceiro projeto que já está em funcionamento em solo sul-africano é o Letsatsi, construído em Bloemfontein com as mesmas características do Lesedi. Os três projetos foram desenvolvidos pela companhia norte-americana SolarReserve, especializada em tecnologias e soluções em energia fotovoltaica.

Usina Letsatsi - Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário