quarta-feira, 20 de agosto de 2014


Aparelho para coletar sangue no espaço está na mira da Nasa

Desenvolvido na PUCRS durante os últimos 15 anos, dispositivo impede contaminações em situação de gravidade zero e tem potencial para ser utilizado em hospitais e clínicas      por Luísa Martins   

Aparelho para coletar sangue no espaço está na mira da Nasa Léo Cardoso/Agencia RBS
Protótipos antigos e o modelo atual desenvolvidos por Thais Russomano ganharam atenção mundial e estão expostos em museu de LondresFoto: Léo Cardoso / Agencia RBS
Um dispositivo criado por cientistas gaúchos está na lista de projetos que podem ser testados pela Nasa, agência espacial americana, até o fim do ano. O aparelho para coletar sangue de astronautas em missões espaciais foi desenvolvido no Centro de Microgravidade da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) sob supervisão da doutora em medicina aeroespacial Thais Russomano.
A finalidade do dispositivo é evitar a contaminação do sangue pelo ambiente e do ambiente pelo sangue, oferecendo análises mais precisas. Para entender o desafio, deve-se lembrar que a força gravitacional se aproxima do zero no espaço. Se um copo quebra, por exemplo, os cacos não caem, flutuam. O mesmo pode acontecer com o sangue coletado de um astronauta.  — Há o risco de ele se espalhar, infectando os equipamentos, a própria espaçonave ou outros astronautas — diz Thais, coordenadora do Centro de Micrograviade.  Foi essa lacuna que ela e sua equipe buscaram preencher ao criar o coletor, cujos primeiros protótipos são do século passado: 1999. De lá para cá, o trabalho foi para aprimorar o equipamento e torná-lo mais compacto, leve e fácil de manusear. A primeira versão pesava 600 gramas, enquanto a atual é 30 vezes mais leve.
— Uma redução interessante, já que, para sair do planeta, a Nasa cobra por quilo — diz um dos envolvidos no projeto, Mario Vian, também da PUCRS.
O aparelho coleta sangue anaerobicamente, ou seja, sem contato com o oxigênio e o gás carbônico do ar. Sem a interferência dessas substâncias, os resultados dos exames são mais certeiros: estima-se que, em uma crise de asma do paciente, sejam necessários apenas cinco minutos para que o analisador revele a condição sanguínea.
A comprovação do funcionamento do dispositivo veio em 2006, quando foi testado durante voos que simulam o ambiente espacial. Pela facilidade de uso, o dispositivo também pode ser utilizado na Terra, em hospitais, ambulâncias, postos de saúde e consultórios médicos. A PUCRS já está buscando parcerias para a fabricação e a comercialização do produto, concebido para ser descartável.      O equipamento ganhou visibilidade internacional. Integra um protocolo de pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, que depende da aprovação da Nasa para voar na atmosfera e avaliar a função pulmonar de astronautas no espaço. Os velhos protótipos e o modelo atual foram incluídos na exposição permanente do Museu de Ciências de Londres.
— Uma recompensa inestimável para um pesquisador — resume a médica.
Como funciona
- O lóbulo da orelha é massageado com um creme vasodilatador, para concentrar o sangue
- Encaixa-se o lóbulo da orelha do paciente no aparelho
- Gira-se o dispositivo e o bisturi se expande, fazendo um corte milimétrico no lóbulo
- Ao girar novamente a estrutura, o sistema de coleta se alinha ao corte e puxa de três a quatro gotas de sangue
- O dispositivo é acoplado a uma máquina de análise, que poderá verificar a concentração de gases arteriais no sangue, entre outros tipos de exames

Nenhum comentário:

Postar um comentário