sexta-feira, 13 de junho de 2014



Os antibióticos contribui para aumento da  obesidade


idade

De acordo com estudo da Global Burden Disease, uma a cada três pessoas no mundo são obesas ou estão acima do peso. Para alguns pesquisadores, a justificativa dessa epidemia está além dos motivos comuns, como consumo calórico e sedentarismo.
Para Martin Blaser, diretor do Programa Microbiota Humana, o uso de antibióticos para combater as infecções e presente em pequenas quantidades nos alimentos pode estar contribuindo e até mesmo sendo o principal fator para o progresso da obesidade.
Blaser se baseou no fato de que os antibióticos fazem animais engordarem, e chegou a conclusão que nos humanos a reação pode ser a mesma.
O Projeto Microbioma Humano começou a ser desenvolvido em 2007  com o intuito de mapear todas as espécies de bactérias que vivem conosco a fim de desvendar suas funções no organismo.
A partir do projeto foi possível observar que o uso de antibióticos desequilibra as funções de bactérias que auxiliam na alimentação, facilitando a proliferação de bactérias resistentes e que possibilitam uma absorção maior de nutrientes.
Um teste foi realizado com camundongos, os quais foram alimentados com uma dieta rica em gordura e pequenas doses de antibióticos. O resultado mostrou que o antibiótico contribuiu para que a gordura se duplicasse.
Para equivaler o estudo aos humanos, Blaser e o cientista Leonardo Trasande analisaram dados de saúde de aproximadamente 12.000 crianças nascidas em 1991 e 1992. As crianças que receberam antibióticos nos seis primeiros meses foram as que mais engordaram.
Segundo Blaser, é evidente que o uso de antibióticos contribua para a obesidade, mas não se sabe ao certo o tamanho dessa contribuição. Acredita-se que exista uma associação dos antibióticos com hábitos indevidos.

Fonte: veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário