quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014





O que é Pinterest? Como Ele Funciona?

Fox Xavier | 17:46 | 8 comentários
Saiba tudo sobre a rede social que mais cresce atualmente.


Nas últimas semanas um novo hype social tomou a timeline de muitos. Um tal de Pinterest está crescendo de forma assustadora e já é visto como uma ferramenta de marketing digital por grandes companhias, mas afinal de contas, o que é o Pinterest, o que se pode fazer com ele e como como ele funciona?

O site é uma modernidade daquela mania de recortar imagens interessantes e pendurar no mural do quarto, algo comum entre crianças e adolescentes na década de 90. O nome vem de um acrônimo das palavras pin (alfinete) e interest (interesse), a rede social atingiu 10 milhões de usuários norte-americanos em apenas nove meses, registrando o maior crescimento já visto até hoje em uma rede social.

O Pinterest é um grande mural de imagens. Lá o internauta compartilha imagens e vídeos que julgue interessante. Você pode até achar esse conceito ultrapassado e já utilizado pelo Tumblr, por exemplo, só que a grande diferença da rede social é a possibilidade de dividir sua imagem em boards, ou seja, em murais.

Você pode montar um board sobre decoração, outro sobre bandas favoritas e culinária. Assim, você não  precisa ficar restrito a um assunto só e os seus contatos tem a opção de seguir o seu perfil ou apenas um board, permitindo controle sobre o que você vai consumir de conteúdo na rede social.

O internauta pode subir uma foto ou fazer uma pesquisa e “repinar” a imagem. “Pinar” é o termo predominante nesse ambiente repleto de imagens que agrada muito as mulheres, que hoje, representam quase 80% da audiência do site.

No início o Pinterest exigia convites para participar, mas agora, a rede social está aberta a qualquer cadastro, incluindo login por meio do Facebook e Twitter.


Entenda a linguagem do Pinterest:

Pin: é o mesmo que tuittar/ reblogar, ou seja, o Pin é o ato de publicar alguma imagem em um board da rede social.

Board: São murais onde você pode categorizar suas imagens dividindo-as por temas específicos. Você pode criar quantos boards quiser e seus contatos podem escolher quais boards desejam seguir,

Like: O like do Pinterest é muito semelhane ao do facebook e Tumblr. É uma forma rápida e objetiva de demonstrar o quanto você curtiu aquilo que o seu contato pinou.

Re-pin: É equivalente a compartilhar um Pin. Assim, você publica em seu perfil algo que um amigo tenha postado em um board. Ao dar um re-pin, você tem a opção de escolher qual board vai hospedar a imagem.

Follow: Ao entrar no perfil de uma pessoa você visualiza logo abaixo da foto de exibição, no canto esquerdo da tela o botão "follow all". Clique nele e siga todos os boards daquele perfil ou clique em um dos murais e selecione o botão follow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário